Avarias no Disco Rigido


O disco Rígido não funciona

· Verifique as ligações da alimentação do disco.
· Verifique as ligações do flat cable.
· Verifique os jumpers do disco. Pois pode estar a instalar um disco como slave este estar configurado para master, ou vice-versa.


O disco não arranca e aparece a mensagem “C: DRIVE FAILURE INSERT BOOT DISK”
· Arranque com uma disquete de sistema e verifique se consegue ler a drive C.
· Se conseguir aceder ao disco, experimente executar o comando “SYS C:” a partir da disquete do sistema, e arranque novamente o sistema mas desta vez a partir do disco.
· Se não conseguir ler o conteúdo do disco então é porque este está avariado.

Disco só arranca com uma disquete de sistema
· Pode ter algum sector do disco danificado.
· Este problema pode ter sido causado por um vírus.
· Verifique o disco com um antivírus.

 
Descompensação térmica
· Quando o calor excessivo (como por exemplo produzido por um incêndio ou por temperaturas muito elevadas do computador onde se encontra o disco rígido) faz com que exista uma área dos pratos fique desmagnetizada, resultando na perda da leitura correcta dos sectores.


 Head Crash

· Acontece quando as cabeças entram em contacto com a superfície dos pratos e danificam a substância magnética, fazendo com que não se consiga aceder aos dados.
· Para perceber a complexidade do problema devemos proceder à abertura do disco rígido. NUNCA se deve abrir um disco rígido fora de um ambiente de sala limpa, pois isso iria danificar ainda mais a superfície dos pratos, tornando a recuperação dos dados ainda mais complexa ou talvez impossível.